Uma marca é um sinal distintivo visualmente perceptível utilizado para
identificar e diferenciar produtos ou serviços e distingui-los de uma empresa
em relação a outras. Seu principal objetivo é garantir que consumidores
reconheçam a origem de um produto ou serviço e associem a ele
determinados atributos, como qualidade, confiança ou inovação.

Quanto à sua natureza, são classificadas em: de produto ou serviço, de
certificação ou coletiva. Quanto à sua apresentação, são classificadas em
nominativa, mista, figurativa, tridimensional e de posição.

a. Marca de produto ou serviço:

Usada para distinguir produto ou serviço de outros idênticos, parecidos ou afins.

Figura 1 – Exemplos de marcas de produtos e serviços

 

b. Marca de certificação:

Usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com
determinadas normas, padrões ou especificações técnicas, ex.: quanto
à qualidade ou outro atributo.

Figura 2 – Exemplos de marcas de certificação

 

c. Marca coletiva:

Destinada a identificar e distinguir produtos ou serviços provenientes
de membros de uma pessoa jurídica representativa de coletividade, ex.:
associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, confederação etc.

Figura 3 – Exemplos de marcas coletivas